Mousse de Chocolate


  • 400 gramas de chocolate meio-amargo (de preferência com teor de cacau de 45% no mínimo);
  • 2 colheres de sopa de café forte (já preparado, em líquido);
  • 120 gramas de manteiga sem sal a temperatura ambiente;
  • 8 ovos;
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro.

  1. Pique o chocolate e ponha numa vasilha média junto com o café. Leve a vasilha ao banho-maria, sem deixar o fundo da vasilha tocar na água fervente e derreta o chocolate mexendo de vez em quando com uma espátula. O chocolate não precisa ficar todo derretido, mas cremoso e com alguns pedaços. Depois disso, retire do fogo e misture devagar até o creme estar liso e brilhante.
  2. Junte a manteiga picada e a temperatura ambiente e continue misturando até a manteiga estar toda incorporada ao chocolate.
  3. Separe as gemas das claras. Adicione um pouco do chocolate derretido as gemas e misture (isso serve para as gemas não “cozinharem” no chocolate quente). Adicione o restante das gemas e misture delicadamente até o creme estar uniforme. Reserve.
  4. Ponha as claras na vasilha da batedeira (verifique que ela está bem limpa e seca). Ligue a batedeira em velocidade média/alta. Bata até as claras começarem a ficar firmes. Adicione então 2 colheres de açúcar e bata até o suspiro estar bem firme, porém cuidado para não bater demais e o suspiro secar.
  5. Quando o suspiro estiver pronto, pare a batedeira e usando uma espátula grande, adicione o chocolate às claras em neve. Faça isso usando movimentos de baixo para cima, o mais rápido possível para não perder volume, porém com muita delicadeza. Entorne numa vasilha, cubra com filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 6 horas antes de servir.

Postar um comentário

0 Comentários